Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fórum Cultural 2011

Fórum Cultural 2011 / Instituto Maria Teresa Vieira

O Fórum Cultural - 2011 apresentará palestras e debates de arte e cultura em 3 encontros a se realizar nos meses de novembro e dezembro, e reunirá palestrantes de diferentes setores de produção cultural do Rio de Janeiro. Com a participação de artistas, educadores, produtores culturais, representantes de setores e equipamentos públicos, ONGs.

OBJETIVO

... Promover e ampliar a interlocução a discussão de temas de âmbito artístico e cultural, visando à dinamização do setor, proporcionando ainda o encontro para troca de idéias e informações, e enriquecimento através do debate direto com representantes da área de cultura.

Programação
 

08/11/2011 às 19h - PANORAMA DA ARTE CONTEMPORÂNEA, DA HISTÓRIA EM QUADRINHO E MEDIAÇÃO CULTURAL.
À mesa de abertura do Fórum, teremos um diálogo entre três áreas complementares no campo das Artes Visuais: a produção artística contemporânea e seu ensino em espaços culturais e museus.
Palestrantes: Alexandre Palma, pós-graduando em Cinema-documentário na Fundação Getúlio Vargas e professor na UFRJ, André Dahmer artista plástico, cartunista e professor no Centro de Arte MTV, e Otávio Avancini, artista visual, também professor na Instituição e curador de sua galeria.

22/11/2011 às 19h - LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TEATRO-EDUCAÇÃO E LITERATURA DE CORDEL.
Alba Ferreira - Doutoranda em Literatura na UFF apresenta caminhos na produção cultural para crianças e jovens situando o livro de literatura como uma abordagem instigante. Em seguida, o mestrando do Instituto de Artes da UERJ, Fernando Assumpção, apresentará o projeto de revitalização da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), e concluindo, o jornalista e produtor cultural Julio Hungria compartilha relato de sua experiência em Teatro-Educação, realizado no Complexo do Alemão.

06/12/2011 às 19h - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DE ESPAÇO CULTURAL.
No encerramento do Fórum 2011, além de uma exposição de Maria Teresa Vieira, o vereador Reimont Otoni, presidente da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura, da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, apresentará a contribuição do poder legislativo na organização de ações e projetos. Ao seu lado, e o gestor, produtor cultural e músico Arnaldo Vieira de Alencastre, que fará um relato sobre a história e a gestão do Centro de Arte Maria Teresa Vieira, planejado e produzido por artistas.como espaço de arte e cultura que reúne galeria de arte, escola-oficina, acervo e eventos.,

ENTRADA FRANCA
 

Certificado de participação para freqüência mínima em 02 encontros.

Centro de Arte Maria Teresa Vieira
Rua da Carioca, 85 – Centro - Rio de Janeiro
Tel. (21) 2262.0137 / 2533.8438
e-mail: oficinadeartemtv@yahoo.com.br

IMTV
Coordenação do Fórum Cultural 2011 ............ Alexandre Palma

Diretor-Presidente .................................. Arnaldo Vieira de Alencastre


SEJAM BEM VINDOS!

Nenhum comentário: